Estrutura, Entidades Envolvidas, Coordernadores e parcerias
O funcionamento e operação das atividades da Imagus-ESC requer estrutura administrativa e estrutura logística, que apresentamos, em caráter inicial, a seguir:
Estrutura administrativa
. Diretoria Executiva,, composta pelos três coordenadores locais (São Paulo, Florianópolis e São João del Rei)
Conselho Diretor Consultivo, cujo número será acordado previamente ao lançamento oficial do Projeto
Conselho Fiscal, composto por três membros, cuja eleição ocorrerá previamente ao lançamento oficial do Projeto.
As funções de cada item estrutural serão deliberadas anteriormente ao lançamento oficial do projeto.
Estrutura logística
Estrutura de mídias eletrônicas (Email, Whatsapp, Página, Instagram e Facebook
Gestão das mídias eletrônicas
Espaços físicos para secretaria/administração
Espaços físicos para realização de atividades: Ex.: Salas de aula, equipamentos multimídia e outros
Contratação de 01 secretária(o)
Todas as deliberações sobre estas estruturas serão acordadas em reunião de tipo Assembleia, em concomitância ao lançamento oficial da ESC, com presença de representantes das entidades envolvidas.
Na implementação da Imagus-ESC estão envolvidas as seguintes entidades:
Associação de Amigos, Familiares e Pessoas com Esquizofrenia – – ABRE, São Paulo;
Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde e Saúde Mental, da Universidade Federal de Santa Catarina – GPPS UFSC;
Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São João del-Rei.
A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia – ABRE já possui um projeto ligado ao empoderamento de pares, que é o Laboratório de Criação Casa Azul (LACCA), com atividades ministradas por pessoas com experiências vividas de transtorno mental. Esse projeto teve início em março de 2016, através de oficinas artístico-culturais oferecidas em parceria com o Projeto de Esquizofrenia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (PROESQ-EPM/Unifesp). As atividades não estão restritas ao universo dos transtornos mentais, o objetivo principal é oferecer a oportunidade de conhecer, vivenciar, refletir e dialogar sobre arte e cultura. Entre as atividades oferecidas pelo LACCA, entre outras, estão: artes plásticas, escrita, filosofia, informática, inglês, música, mindfulness, tai chi, teatro e yoga. Vale ressaltar que o projeto foi inspirado nos trabalhos da psiquiatra brasileira Nise da Silveira e da pintora mexicana Frida Kahlo (Orsi et al., 2024).
O GPPS – UFSC é um grupo de pesquisas certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Grupo assim consolidado, administra diversas atividades voltadas para a área da saúde mental, como cursos, oficinas e eventos, entre eles o Encontro Catarinense de Saúde Mental, que em 2023 viveu sua 13a edição. O Grupo edita, desde 2009, a revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, a única revista científica regular do campo da saúde mental do país.
O DPSIC da UFSJ, por meio de um dos seus docentes, têm desenvolvido atividades de pesquisa e outras atividades na área de Superação em saúde mental. Destacam-se as parcerias com o grupo de pesquisa em Recovery da Universidade de Nottingham, com o Center of Psychiatric Rehabilitation da Boston University, com o Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, com o GPPS da UFSC e a ABRE.