Atividades Propostas
A ESC terá como atividades prioritárias, a princípio, a formação de liderança, grupos de apoio a pessoas com desabilidades e outros tipos de problema de saúde ou sociais e capacitações para Suporte de Pares e ministração de cursos.
A formação de lideranças acontecerá a partir de estruturação de oficinas e o principal meio será no exercício de grupos de Suporte de Pares, já existentes em entidades parceiras, como a ABRE e no contexto das atividades da própria Escola.
Grupos de apoio serão formados a partir de demandas de pessoas com desabilidades e problemas de saúde, inclusive saúde mental, e sociais, com base na expertise já desenvolvida pelos coordenadores e membros que trabalharão em caráter voluntário especificamente para estes fins.
As capacitações de Suporte de Pares ocorrerão através da formação de grupos de apoio, que serão parte das atividades de atendimento oferecidas pela ESC.
Os responsáveis pela ministração dos cursos poderão ser usuários do sistema de saúde mental, em atuação única ou em colaboração com profissionais e outros cidadãos que tenham expertise nos temas abordados pelos cursos. Uma grade baseada na possibilidade concreta de instrutores já identificados, pode ser desenhada com os seguintes temas:Cinema Poético
- Comunidades de Fala
- Diálogo Aberto
- Espiritualidade & Saúde
- Filosofia Antiga
- Insights & Criatividade
- Língua Inglesa
- Macramê
- Mandalas
- Reinclusão Profissional
- Serendipidade Abdutiva
Alguns destes cursos poderão ser ministrados nas formas presencial, remota ou híbrida.