Visão

A visão da Imagus-ESC baseia-se no protagonismo, no empoderamento, no pertencimento, resiliência, suporte de pares e cidadania, Não se pretende prover certificados/diplomas de cursos técnicos ou universitários, mas ser um elemento motivador para que cada estudante, por sua própria e livre escolha, retorne ao sistema educacional formal (1º. e 2º. Graus, técnico e/ou universitário), melhor se capacitando para uma eventual recolocação profissional. 

Entendemos que a promoção do processo de Superação pode levar as pessoas com transtorno mental grave e outros problemas com consequências similares (exclusão social) a desfrutarem de uma vida de melhor qualidade. As práticas orientadas por essa abordagem propiciam que a pessoa se beneficie das estratégias de enfrentamento dos transtornos, sem que o foco seja apenas na remissão de sintomas. Tais práticas favorecem a corresponsabilidade e uma esperança realista, na perspectiva de conviver com o transtorno e da superação de adversidades de maneira geral. Enfatiza-se o empoderamento e o bem-estar dessas pessoas, bem como um cuidado mais humanizado, o que inclui a participação de outras pessoas com o mesmo tipo de experiência (suporte de pares), ou seja, que também estão em processo de Superação. 

A promoção da Superação busca empoderar as pessoas com transtornos mentais graves para que possam viver uma vida significativa, autônoma e com participação na comunidade, onde muitas desigualdades persistem

e atingem diretamente estas pessoas, tais como: estigma, altos níveis de exclusão social e desemprego e baixo nível educacional. Programas educacionais, por meio da educação de adultos, são essenciais para apoiar as pessoas em seu processo de Superação e na aquisição das competências necessárias para exercer uma cidadania plena. 

A Imagus-ESC não busca substituir a educação formal, mas dar subsídio e apoio para que seus estudantes possam ser reintegrados à sociedade em todos os níveis. 

 

Rolar para cima