Valores
A Escola de Superação e Cidadania tem o propósito de ser um modelo padrão, fazendo referência a programas educacionais que focam, por meio da abordagem da psicoeducação de adultos, no apoio às pessoas com transtornos mentais graves em seu processo de superação e na aquisição de competências necessárias para assumir uma cidadania plena. Tendo foco na humanização, são baseados na psicoeducação de adultos, na teoria e na prática, bem como em modelos terapêuticos ou clínicos.
A Escola de Superação e Cidadania deve oferecer uma variedade de opções de cursos e oficinas que se adaptam às necessidades específicas dos estudantes, capacitando-os com novas habilidades que podem promover vários aspectos do seu processo de superação, incluindo cursos voltados ao manejo de doenças, saúde e bem-estar a cursos de habilidades para a vida assim como artes, emprego e informação. Eles promovem o envolvimento dos seus participantes com outras pessoas em superação, ou pares, em todos os aspectos do programa, que podem ser alocadas como professores, a sós ou em conjunto com outros profissionais de saúde mental.
Os valores da Escola de Superação e Cidadania se embasam naquilo o que antes era periférico agora torna-se central. O enfoque na condução do tratamento fica sob a óptica e perspectiva do “paciente”, sendo ele o especialista e melhor conhecedor de sua própria história. Dessa forma, ele é encardo como uma “pessoa”, antes de ser “paciente”, como soluções individuais para seus problemas cotidianos. As metas vem da pessoa e o suporte para alcançá-las vem dos profissionais. Necessidades humanas tais como trabalho, amor e lazer são fins para os quais o tratamento pode contribuir ou não. O tratamento é um meio para uma vida melhor, e não como fim ou objetivo final sendo os profissionais encarados como pessoas e colaboradores, com soluções e serviços definidos pelos usuários.